Páginas

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Mais notícias sobre "Casa dos Autistas"

A esquete "Casa dos Autistas" do Comédia MTV, que foi ao ar em 22 de março, ainda está dando muito o que falar. Segundo o site Estadão, o Ministério Público Federal de São Paulo instaurou um procedimento para investigar o quadro. E o que dizer da reportagem da Record sobre o assunto? Mesmo com o pedido de desculpas dos VJs e de outras pessoas da MTV, como Zico Góes (diretor de programação da emissora) parece que este assunto não está completamente sanado. O elenco do programa, apesar dos esclarecimentos, continua sendo xingado no Twitter pelas pessoas contrárias ao quadro.
Usuário @WelissonDigo, irmão de autista, demonstrando sua indignação.

Adnet se desculpando
Mas a pessoa que talvez tenha mais sofrido em toda essa história é Marcelo Adnet. O humorista vem sido severamente criticado (talvez por sempre ser apontado como o "principal da MTV") e se vê forçado a admitir uma culpa que não é sua. Segundo notícias, ele está muito abatido e faltou um dia de trabalho na última semana. Aos usuários que se demonstraram indignados, Adnet se esclareceu dizendo que sempre foi contrário à cena, que conseguiu barrá-la ano passado e até se ofereceu para ajudar em campanhas sobre o autismo, mas reconheceu que "contra isto não há desculpa".

não ridicularizamos ninguém

A VJ Tatá Werneck, filha de Cláudia Werneck (famosa jornalista fundadora da Escola de Gente que luta pela inclusão de pessoas com deficiência) e uma das fundadoras do grupo de teatro Os Inclusos & Os Sisos - Teatro de Mobilização pela Diversidade - declarou "Nós não ridicularizamos ninguém, pelo contrário! Fazemos uma crítica à segregação de pessoas autistas que muitas vezes são sim isoladas da sociedade e utilizamos o riso como ferramenta crítica para abordar todos os temas da natureza humana."


Outros humoristas se manifestaram sobre o assunto, como Marcelo Tas que disse que "O humorista é um agente de saúde, no sentido de nos lembrar que somos precários. Mas as pessoas querem viver em um mundo sem imperfeição". Pai de uma filha gay, o humorista completou "Dei um depoimento sobre o orgulho que tenho da minha filha homossexual. Sabe o que aconteceu? Recebi emails de movimentos gays me acusando de promoção às custas dela"


Marcelo Madureira (Casseta & Planeta) também se manifestou dizendo "Quando criamos o jornal Casseta Popular, nos anos 70, fizemos uma lista de piadas impróprias. Hoje não posso caçoar de aeromoça, garçom, enfermeira, porque há uma indústria do processo". 


De fato, não dá para se impor limites no humor. O Comédia MTV errou ao satirizar? Será que por trás disso não há uma crítica à sociedade? Será que estamos vivendo, como disse Madureira, a mercê de uma "indústria do processo"? Será que vale a pena quem é contra essa esquete ficar xingando os Vj's que nada mais são do que contratados da emissora? Será que quem é a favor do quadro é preconceituoso? 


O que você pensa sobre isso?


Fontes: ospaparazzi.com

11 comentários:

  1. Achei certíssimo o fato deles se desculparem. Errar é humano, admitir o erro é divino. A pesar de achar a esquete infeliz, de primei entendi como uma critica a exclusão dos autistas na sociedade, mais como cada um entende como quer gerou essa tremenda polêmica. So lamento pelo fato do Adnet, que por ser o mais conhecido do Comedia MTV foi o alvo das criticas. Já a atitude do Queiroga foi maravilhosa de admitir sua parte na esquete. Fico pensando, vocês que ficam criticando e xingando sem parar a ponto de fazer eles se sentirem mal ja pensaram nos erros que vocês cometeram e que certamente ofendeu alguem, aaa mais criticar as atitudes e falhas dos outros é bem mais facil né! deve ser por isso que tem um bando de atoa xingando eles sem parar! Entendo a revolta das pessoas com parentes autistas que se sentiram ofendidas porque se fosse comigo eu tambem me sentiria, mais porque depois de desculpas tão sinceras vocês continuam a ser tao ignorantes.

    Essa é minha opinião :D

    ResponderExcluir
  2. As desculpas foram dadas,tem humoristas por ai, que fazem coisas piores!!
    ignorante eh quem fica fazendo tanto drama,e chingando os humoristas,que ja reconheceram seu erro!

    ResponderExcluir
  3. Tbm achei certo eles se desculparem, talvez eles realmente tenham errado em fazer essa cena mas eles não queriam ofender ninguém e toda essa ignorância podia ser evitada se as pessoas parassem pra pensar que tem programas muito piores, que esperam um deslize de um programa pra poder xingar depois, assim receberiam o apoio das emissoras maiores e não seriam mais conhecidos pelo seu humor ridículo e apelativo como o Pânico faz.

    ResponderExcluir
  4. pra que serve o perdão, se as pessoas não sabem oq eh?? errar eh humano, e perdoar um erro, é para os sabios!! por isso tem tanto ignorante ainda Xingando! Eu gostei do quadro! e não sou preconceituosa! e ai vão me xingar?? fiquem a vontade!!

    ResponderExcluir
  5. Com certeza Rafaela e Amille, concordo com vocês!! E os outros 3 "Anônimos" também que têm opiniões muito parecidas com a minha. Nós do MTV Lovers somos, sobretudo, fãs dos VJ'S e eu queria, por meio desse texto, promover exatamente esse debate com vocês! Sintam-se livres para expressar sua opinião, contra ou a favor, e nos ajude a conscientizar os outros para não terem uma imagem errada da MTV e dos VJ's!

    ResponderExcluir
  6. LIBERDADE DE EXPRESSÃO... é algo imprescindível. Mas, se não por bom senso que seja por questões legais... se valer de uma condição clínica para satirizar o que quer que seja ultrapassa os limites, como aconteceu no quadro. Não há um culpado, emissora ou programa... e sim a necessidade de repensar a nossa relação com humor. É realmete necessário caricaturar uma condição inerente de um sujeito que possui uma patologia para que possamos rir?

    ResponderExcluir
  7. Nossa, muito ridículo essas coisas que estão falando dos VJs! Eu mesma tenho um primo autista, e não me ofendi nem nada! As pessoas querem é aparecer e criticar, se sentir superior quando estão falando mal de alguém! Não perdem uma oportunidade de criticar! Poxa, se elas estão ofendidas, se não gostam, NAO ASSISTE A DROGA DO PROGRAMA! Se for pra criticar, falar, meter o pau, não assiste. Ou se for assistir, e quiser comentar, comenta. Mas não fica 873624 dias falando a mesma coisa! COLOQUEM-SE NO LUGAR DELES e imagina você fazer seu trabalho, ficar horas do seu dia pra fazer um trabalho bem feito, e receber isso em troca ? Coisa horrível gente! Eu sou completamente a favor da tag #RespeitoMTV e espero que essa bobeira toda acabe logo! Porque as pessoas nao vão ganhar nada com isso! Só vão ferrar nossos lindos e amados VJs! *-* @ViiCanedo @FCTataw_24horas

    ResponderExcluir
  8. Sou um grande admirador do talento do Marcelo Adnet, depois desse infeliz episódio, sou fã do carácter dele e de sua humildade. Diferentemente do Rafael Queiroga que exitou em se manifestar, Adnet se desculpou inumeras vezes e mostrou porque é um cara tao querido e especial.
    Boa garoto!!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que humor não tem que ter limites, se não o limite do público. É perfeitamente compreencível que pessoas se sentiram o fendidas e ridicularizadas, porém, não há necessidade de ficar xingando. O humor não está aqui para ser politicamente correto ( nem alguns políticos são politicamente corretos e continuam governando nosso país ) o humor está aqui para ser engraçado.
    Não entendo porque todos reclamam da casa dos autista e ninguém reclama da Fernandona ou do deprê show ( quadros que eu dou gargalhadas. Não acho que tenha sido preconceituoso. Se alguém se sentiu ofendido... Eles já pediram desculpa e tiraram o esquete do ar, o que mais eles podem fazer? Cigarro vai resolver mais alguma coisa?

    Orgulho de ser fã de um programa humorístico tão interessante que é o Comédia MTV

    ResponderExcluir
  10. Cigarro = Xingar ( pequeno erro de digitação )

    ResponderExcluir